Itajaí, 16 de Dezembro de 2017.
Acomac Litoral SC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de Santa Catarina Acomac Litoral SC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de Santa Catarina
Notícias
08/06/2016 - Como ser inovador e prever tendências de sucesso.

Como ser inovador e prever tendências de sucesso

 Ainda que ninguém tenha superpoderes para adivinhar qual será a próxima moda, existem algumas estratégias que podem ser tomadas para aprimorar essa habilidade.var deixou de ser um diferencial e hoje é um pré-requisito principalmente para quem está abrindo um novo negócio.

Em um mundo onde as mudanças são constantes e a concorrência é grande, a necessidade de estar um passo à frente é cada vez maior. Nesse sentido, se diferencia aquele profissional que consegue prever tendências e antecipar que tipo de novidades o consumidor está esperando.

Ainda que ninguém tenha superpoderes para adivinhar qual será a próxima moda, existem algumas estratégias que podem ser tomadas para aprimorar essa habilidade. Apesar do paradoxo, o grande segredo para identificar o que há no futuro é estudar o passado e, principalmente, o presente. Isso porque pode existir um padrão que seja replicável ao futuro.

Assim, quem deseja adquirir essa habilidade precisa estar totalmente antenado no que está acontecendo no seu mercado, entender o que é possível fazer dentro daquele nicho que ainda não foi feito. Aliás não basta apenas enxergar o momento, é preciso compreender porque as coisas estão como estão e que fatos anteriores justificam o presente.

Só assim será possível encontrar soluções realmente criativas, que tragam um benefício tangível e resolvam um problema real na vida das pessoas. Como exposto no livro clássico sobre o assunto, "The Innovator"s Dilemma" de Clayton Christensen, não basta para um iniciante num mercado maduro trazer uma inovação pequena como diferencial. Para competir com os players estabelecidos, a startup tem que trazer uma inovação dez vezes melhor do que o que já existe. Os exemplos clássicos são os CD X MP3, telefones X celulares, livrarias X Amazon e mais recentemente taxis X Uber"s ou hotéis X AirBnb.

Se colocar no lugar do cliente é outro exercício fundamental para antecipar tendências. Por mais que pareça simples, são poucos que conseguem ter esse poder de empatia. Não se trata apenas de imaginar o que as pessoas querem, mas desprover-se das suas certezas, fazer pesquisas de mercado e, principalmente, ouvir o consumidor. Neste sentido, a inovação também é um processo de experimentação e iteração. É preciso desbravar e arriscar para descobrir e conhecer novas experiências de usuários. Isso normalmente toma muito tempo e recursos.

Ser extremamente incomodado é outro passo importante para criar inovação. Quem nunca está satisfeito com o próprio produto ou serviço tende a querer sempre aprimorá-lo e, com isso, identifica possíveis melhorias antes mesmo de chegar uma demanda ou reclamação de seus clientes.

No entanto, de nada adianta enxergar onde estão as oportunidades e não saber o que fazer com essa informação. É preciso ter agilidade e precisão para transformar grandes insights em realidade. Se prever o próximo passo não é nada fácil, dar esse passo sem se desequilibrar é ainda mais complicado.

Ainda assim, é um desafio que vale à pena ser perseguido. Hoje, as empresas realmente inovadoras não são as que seguem tendências, mas as que criam novas propostas de valor e por isso se diferenciam e viram referências. Lembre-se que a inovação pode vir fora de seu mercado de atuação, seja na arte, no dia a dia, nas conversas, ou até nas observações dos problemas alheios. Portanto, vale à pena abrir os olhos, se questionar e estudar a fundo o mundo a sua volta. Quem sabe você não possa propor a próxima tendência do mercado?

* Alessandro Berio é CEO e fundador da rede social Thinkr, do aplicativo Punch e das empresas Artillery Unit (design) e M1nd (jogos).

Fonte: Portal do Administrador

Últimas Notícias
31/01 - Ministério das Cidades divulga regras para lojas participarem do Cartão Reforma
21/11 - CONVITE "Reunião Itinerante Navegantes"
11/11 - Entenda o que é o Cartão Reforma
09/11 - Lançamento do Cartão Reforma
20/09 - 25 anos do Premio Anamaco
23/08 - WORKSHOP Academia de Preços VC
09/08 - Caixa disponibiliza R$ 7 bilhões para o Construcard até o fim de 2017
03/08 - Vendas no varejo de material de construção crescem 8,5% em julho.
22/07 - Convite "Encontro da Construção Civil"
05/07 - Vendas no varejo de material de construção têm queda de 8,5% no 1º semestre
27/06 - Reuniao com Presidente da Caixa. assunto Construcard e Fimac
08/06 - Como ser inovador e prever tendências de sucesso.
27/05 - Anamaco e Anicer fecham parceria e alertam para a venda de produtos fora de norma
16/05 - Fecomércio apoia medidas do novo Ministro da Fazenda, mas rechaça aumento de impostos.
12/05 - Ministério Público do Trabalho proíbe uso de amianto por empresa de Criciúma
02/05 - Mercado de cartões de crédito no Brasil
13/04 - 1º Encontro Internacional do Varejo de Materiais de Construção
06/04 - As vendas no varejo de material de construção cresceram 8% em março
31/03 - Feicon Batimat 2016
07/03 - Varejo de material de construção tem despenho estável em fevereiro
03/02 - Superação da crise em Santa Catarina e CPMF
03/02 - As vendas no varejo de material de construção tiveram retração de 8%
19/01 - Pequeno varejo vai pedir que governo mude regras do novo ICMS
18/01 - Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é sancionado pela presidente Dilma Rousseff
18/01 - Mercado financeiro já prevê inflação de 7% para 2016
22/12 - Qualidade das tintas imobiliárias produzidas no Brasil
24/11 - Fecomércio SC se mobiliza na luta contra a volta da CPMF
20/11 - Elaboração de leis poderá contar com participação efetiva de entidades representativas em SC
09/11 - Quase 60% dos catarinenses estão endividados e 20% com contas em
04/11 - Litoral catarinense deve contratar 50%
30/10 - "Setor de material de construção alavanca economia de SC",
28/10 - Santa Catarina pode sair na frente
24/10 - 9 dicas poderosas para faturar alto no final de ano!
22/10 - obrigação da logística reversa
15/10 - Varejo catarinense registra queda
08/10 - Fecomércio SC pede rejeição da CPMF
07/10 - Entidades empresariais de SC debatem pautas do setor produtivo com Fórum Parlamentar Catarinense
07/10 - Promoção Mercedes-Benz Anamaco/Acomac
28/09 -  Vendas de cimento no mercado interno caem 10,4% em agosto,segundo Snic
21/09 - Acomac Litoral Norte de SC tem novo presidente
21/09 - Foz do Iguaçu recebe 22º Ecomac Sul de 24 a 26 de setembro
07/09 - Anamaco e Mercedes-Benz do Brasil fecham parceria exclusiva
02/09 - Câmara aprova o Supersimples
19/08 - Setor de serviços em Santa Catarina tem
05/08 - Fecomércio alerta para prazo de consolidação do Refis da Crise
04/08 - Acomac litoral reúne diretores com representante da Votorantim
03/08 - Confiança do empresário do comércio
03/08 - CURSO MESTRE DE OBRAS
03/08 - Sugestões para o Código Comercial
28/07 - Pronatec Aprendiz mobiliza
Receba Novidades
 
Nome:
E-mail:
Acomac Litoral SC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de Santa Catarina
Acomac Litoral SC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de Santa Catarina
Acomac Litoral SC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de Santa Catarina
©Copyright - 2017 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Guiafixas